Trabalhos de Gláucia Nogueira

JORNALISMO | ANTROPOLOGIA | PATRIMÓNIO CULTURAL | MÚSICA | CABO VERDE

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Está online uma campanha de 'crowdfunding' para editar 'Cabo Verde & a Música'



Está a decorrer uma campanha de crowdfunding pelo site www.ppl.pt para financiar a edição da obra Cabo Verde & a Música - Dicionário de Personagens. Depois de percorrer muitas instituições públicas e privadas de âmbito nacional e internacional, em busca e patrocínios, com retorno muito escasso, cheguei à conclusão que era necessário um esforço colectivo para tentar viabilizar esse projecto que vem já de 1997. 
   
O dicionário abrange as práticas musicais em Cabo Verde e nas suas comunidades emigradas desde meados do século XIX, de quando provêm os primeiros registos sobre essa produção musical, até o presente.

Os personagens são compositores, cantores, grupos, professores, regentes de bandas, produtores e construtores de instrumentos, incluídos tanto os nomes consagrados como alguns de expressão apenas local ou regional e outros que figuram apenas na memória dos cabo-verdianos. Uma investigação que durou cerca de 15 anos, em todo o arquipélago e em vários países, permitiu esse levantamento e elaboração das biografias.

As obras produzidas nesse contexto (discografia, lista de composições, etc.) compõem um património musical bastante ecléctico e que reflecte diferentes momentos sociopolíticos e da história da música popular mundial nos últimos 150 anos. Dá-se pela criação e performance de artistas que vivem ou viveram no arquipélago ou na emigração, nascidos em qualquer desses lugares, em diferentes épocas. Assim, tanto a música dita de raiz como a mais cosmopolita e contemporânea encontram aqui espaço.

Todas essas práticas musicais, nos seus diferentes estilos e especificidades, são retratadas através dos seus personagens. Reunir em texto e fotos as histórias que fixam esse importante segmento do património imaterial cabo-verdiano é o objectivo de Cabo Verde & a Música.

Para apoiar, entre no site do PPL, clique em Cabo Verde & a Música - Dicionário de Personagens e siga as instruções. Pode-se apoiar com um valor mínimo de 1 euro, e as modalidades de pagamento estão explicadas no site. De acordo com os valores doados, há recompensas para os apoiantes. Confira! 

Veja o aqui o vídeo da campanha. 

Sem comentários:

Enviar um comentário